PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA recebe delegação de embaixadores da União Europeia

Na quarta-feira, 03 de Abril, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu uma delegação de dez embaixadores da União Europeia no Centro Caixeiral, no prédio dos cursos de Relações Internacionais e Direito. O objetivo do encontro foi apresentar as instituições de ensino superior do Maranhão e discutir possibilidades de colaboração do estado com a união europeia. Durante a reunião, representantes da UEMA, UEMASUL, UFMA e IFMA puderam apresentar um pouco sobre suas instituições aos convidados e conversar sobre essas possibilidades.

Compuseram a delegação Peter Claes, embaixador da Bélgica; Audra Čiapienė, embaixadora da Lituânia; Ioannis Tzovas Mourouzis, embaixador da Grécia; Alessandro Cortese, embaixador da Itália; André Driessen, embaixador dos Países Baixos; Katarína Tomková, embaixadora da Eslováquia; Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia; Bettina Cadenbach, embaixadora da Alemanha; Mateja Kračun, embaixadora da Eslovênia; María Del Mar Fernández-Palacios Carmona, embaixadora da Espanha; além de Kátia Gomes de Souza, representante brasileira que acompanhou os embaixadores.

Quem representou a UEMA foi o reitor, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana; o vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Aragão Catunda; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves; e o Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo. Como representantes das outras universidades, estiveram presentes a Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, reitora da UEMASUL; Prof. Dr. Carlos Cesar Teixeira Nascimento, reitor do IFMA; Prof. Dr. Vilton Soares de Souza, diretor de Relações Internacionais do IFMA; Profa. Dra. Flávia Raquel Nascimento, pró-reitora da AGEUFMA (que representou o reitor da UFMA); e o Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfronio, diretor de Relações Internacionais da UFMA.

Em sua fala inicial, Peter Claes (embaixador da Bélgica) agradeceu a recepção da Uema à delegação de embaixadores, e frisou seu compromisso em fortalecer as relações de cooperação entre o Brasil e os países membros da União Europeia, especialmente no âmbito do ensino superior. “mais de três mil bolsas de estudo já foram oferecidas no âmbito de cooperação entre a União Europeia e o Brasil, sendo aproximadamente um terço para europeus realizarem mobilidade no Brasil; e dois terços para brasileiros realizarem mobilidade na Europa. O Brasil foi campeão mundial em bolsistas selecionados para os mestrados conjuntos do Erasmus Mundus até 2021” disse ele. Já Sobre o futuro da colaboração, o embaixador da Bélgica completou dizendo que “o Erasmus, até 2027, continuará apoiando projetos de ensino, com parcerias multilaterais entre instituições ativas no domínio do ensino superior, priorizando qualidade, a modernização e acessibilidade como impulsionadores do desenvolvimento social, econômico e sustentável”.

Durante sua fala, o reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana, deu um breve contexto sobre a atuação da instituição no estado do Maranhão, falando sobre as a áreas de excelência (são agroecologia, veterinária, cartografia social e política da Amazônia etc.), a interiorização da universidade e as o ensino a distância (através da Uemanet), os programas especiais de capacitação (como o PROETNOS e ENSINAR) e os programas de mobilidade internacional (como INILATmov+, PILA e BRAMEX). Sobre o contexto socioeconômico do estado, o Prof. Walter fez questão de reafirmar o compromisso da Uema com a acessibilidade e o combate à evasão “77% dos nossos alunos são provenientes de escolas públicas. Isso faz com que nos tenhamos uma política de assistência ao aluno muito importante, já que esse aluno não tem condição de se manter na universidade sem o apoio de bolsas permanência, auxílio moradia, auxílio alimentação etc”.

A resposta delegação foi positiva, com os embaixadores se mostrando interessados em cooperação, especialmente em questões como a de empreendedorismo, sustentabilidade e equidade de gênero no contexto acadêmico. O encontro foi parte de um recorrente esforço que a UEMA tem feito para continuar a fomentar a internacionalização e a inserção da comunidade acadêmica em um contexto cada vez mais globalizado do ensino superior.

por Lucas Corrêa – SRI/UEMA