No dia 23 de agosto, sexta-feira, foi realizada uma reunião com o estudante intercambista Miquel Garcia e o Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat para discutir a experiência de Miquel durante seu período no Maranhão. Miquel, que é estudante de mestrado na Universidade de Lleida, Espanha, compartilhou suas vivências em Lagoa Grande, onde trabalhou no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes. Sua pesquisa teve como objetivo melhorar a alimentação dos alunos da escola por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAF).
Na reunião, Miquel destacou o quanto essa experiência enriqueceu sua trajetória acadêmica e pessoal. Ele mencionou as barreiras linguísticas que enfrentou, mas também ressaltou o acolhimento caloroso que recebeu do corpo docente da instituição. Durante seus dois meses de estadia, participou ativamente das atividades da escola, como parte de um estágio de vivência que proporcionou aprendizado profundo e colaborativo, apesar das limitações encontradas.
O Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat, coordenador do projeto, falou sobre os desafios enfrentados no início da elaboração do projeto e destacou a importância do estágio de vivência para que Miquel pudesse compreender melhor os perfis dos estudantes e das pessoas envolvidas na instituição, contribuindo para o desenvolvimento de sua pesquisa e para a comunidade local. A reunião também contou com a presença do vice-reitor Paulo Catunda; e Luiz Carlos Araújo dos Santos, professor do Departamento de Geografia, que compartilhou suas experiências na área de agronomia e se familiarizou com as ações realizadas por Miquel através do projeto SAF.
Esse projeto faz parte de uma parceria contínua de 10 anos entre a UEMA e a Universidade de Lleida, fortalecida pela atuação da Superintendência de Relações Internacionais. O professor Isaac ressaltou que “este é apenas o início; a expectativa é que mais alunos participem dessa imersão no futuro.” A colaboração entre as instituições tem se intensificado ao longo dos anos, com tendência de expansão, criando novas oportunidades para o intercâmbio de conhecimentos e experiências acadêmicas.
Por Andreza Clara – SRI/UEMA