PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Workshops de Línguas Estrangeiras Promovem Intercâmbio e Inovação entre UEMA e IFMA

Durante junho e julho de 2024, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram quatro workshops focados no uso de línguas estrangeiras. Os eventos foram organizados pela Diretoria de Relações Internacionais (DIRI-IFMA), Núcleo de Línguas da UEMA (NUCLIN), e Superintendência de Relações Internacionais (SRI-UEMA). O objetivo era proporcionar aos participantes a oportunidade de interagir com instrutores experientes, participar de atividades práticas e dinâmicas de grupo. Cada encontro foi planejado para abordar diferentes aspectos do aprendizado de línguas, desde metodologias até conversação e compreensão auditiva.

O primeiro encontro ocorreu no dia 19 de junho, no auditório do Centro Caixeiral, prédio de Relações Internacionais e Direito da UEMA. Intitulado “Cooperação Sul-Sul e Ensino-Aprendizagem de Espanhol em Foco”, o evento contou com palestras de Eduardo Trucco, Diretor do SET Idiomas, e Silvina Morales, Coordenadora do SET Idiomas.  Durante a palestra “A exploração de recursos audiovisuais na aula de língua estrangeira: Por que, para quê e como?”, Eduardo Trucco discutiu as facilidades tecnológicas e como integrar recursos audiovisuais na educação. Outra palestra abordou o “Saber fazer” em espanhol, discutindo o ensino de espanhol para falantes de português e a importância de desenvolver competências comunicativas e interculturais.

No dia 28 de junho, aconteceu o segundo encontro, focado no inglês. A oficina “Imersão Linguística nas Aulas de Língua Inglesa: Abordagem Comunicativa” foi conduzida pelo professor Fredrik Myhren Heby, da Universidade de Oslo (Noruega), na sala de metodologias inteligentes do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN). O evento discutiu práticas e desafios no ensino de inglês, destacando atividades com situações reais de comunicação para estimular a interação na sala de aula.

No dia 5 de julho, o ciclo continuou com o workshop “Ensino-Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira em Perspectiva Global: PLE em Foco”. O evento reuniu educadores, pesquisadores e interessados na área de PLE para discutir metodologias inovadoras e abordagens pedagógicas eficazes para o ensino de português a falantes de outras línguas.

Por fim, no dia 12 de julho, o ciclo de workshops foi encerrado com uma sessão especial intitulada “Por uma Educação Antirracista no Ensino-Aprendizagem de Línguas: Em Destaque a História das Relações África e Brasil”. Conduzido pelo pesquisador camaronês Sylvain Mbohou, a sessão proporcionou uma análise profunda e crítica sobre a interseção entre racismo, educação e ensino de línguas. Os dois últimos encontros ocorreram na Fábrica de Inovações, no IFMA Campus Monte Castelo.

Por Andreza Sousa – SRI/UEMA

Compartilhar.