Aconteceu nesta sexta-feira, dia 15 de março, a acolhida para estudantes internacionais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento, promovido pela Direção de Relações Internacionais do IFMA, aconteceu no auditório da reitoria, localizado no Renascença.
Durante a programação, a Profa. Dra. Elijames Moraes dos Santos Muniz, coordenadora do posto de aplicação do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-bras), ministrou uma palestra sobre a prova, onde abordou a origem do exame, a necessidade de proficiência; além de explanar a diferença das partes escritas e oral.
“Quando for responder o questionário (de inscrição), entenda bem o que você vai dizer ali, porque o material vai ser desenvolvido com base na realidade dos candidatos que a gente vai receber aqui no posto” aconselha a Professora Elijames.
O convite veio como parte de um esforço que as instituições de ensino superior do Maranhão tem feito para fortalecer a internacionalização no nosso estado. Ano passado a SRI participou de uma reunião para recriação da ReINTER – veja como foi.
SOBRE O CELPE-BRAS
O exame tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escritas. O Celpe-Bras avalia a competência e o desempenho do falante no uso da língua, com um exame gramatical e prescritivo mais flexível. A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras têm a colaboração de uma comissão técnico-científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública. Na UEMA, o posto aplicador fica localizado no prédio de Arquitetura, no centro histórico.