Integrantes da Missão da ABRUEM na África do Sul
No dia 21 de agosto, uma comitiva formada por representantes de 20 instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), viajou até a África do Sul para uma Missão promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) a convite da Embaixada do referido país em Brasília. Os representantes da UEMA foram o reitor, Prof. Dr. Walter Sales Canales Sant’Anna, e o Superintendente de Relações Internacionais, o Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo.
O objetivo da Missão foi promover o diálogo entre o Brasil e a África, fortalecendo ainda mais a rede de parcerias globais para ambas as instituições e o envolvimento dentro da rede BRICS (grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico, formado primariamente por Brasil, Rússia, Índia e China).
Durante a viagem, a comitiva conheceu as instalações de diversas instituições de ensino superior nas cidades de Durban, Pietermaritzburg e Cidade do Cabo, entre elas a Universidade de Kwazulu-Natal (UKZN), Universidade de Tecnologia de Durban (DUT), Universidade de Stellenbosch (SU), Universidade do Cabo Ocidental (UWC) e Universidade da Cidade do Cabo (UCT).
Na ocasião, o presidente da ABRUEM, reitor Odilon Máximo, teve a oportunidade de apresentar as universidades estaduais e municipais filiadas à Associação, bem como as oportunidades de parcerias e projetos de cooperação. “São diversas as possibilidades de pesquisas e cooperação a serem feitas entre as universidades brasileiras e as africanas”, destaca Odilon Máximo.
Presidente da ABRUEM, professor Odilon Máximo, reitor da Universidade Estadual de Alagoas e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, entregaram medalha ao presidente da IEASA, Lavern Samuels
Além de conhecer as universidades, a comitiva participou também da 25º conferência da IEASA (Associação de Educação Internacional da África do Sul), evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior.
A participação da UEMA na missão se deu como parte de um esforço recorrente de aumentar a internacionalização da universidade através de parcerias estratégicas com instituições de ensino superior de outros países, incluindo uma proposta de intercâmbio entre as universidades estaduais do Maranhão (UEMA e UEMASul) e o instituto de línguas da UKZN (localizado em Pietermaritzburg), que já está em encaminhamentos finais. Importante mencionar que essa parceria foi iniciada com as articulações dos professores do Departamento de História da UEMA, Viviane de Oliveira Barbosa e Antonio Evaldo Almeida Barros. Fora esse esforço das universidades maranhenses, a UEMA está em negociações para acordo de cooperação acadêmica com a Universidade de Kwazulu-Natal e Universidade de Stellenbosch.
Representantes das Universidades estaduais do maranhenses (UEMA e UEMASul), professores Walter Canales, Silas Melo, Elizabete Souza Lima e Luciléa Gonçalves
SOBRE A ABRUEM – A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA, com informações da ABRUEM.