PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Inscrições Abertas para o programa Move La América; UEMA oferece 34 vagas

Para los hablantes no nativos de portugués brasileño, les recomendamos que hagan clic en el botón con la bandera argentina en la parte superior de la página.

As inscrições para o programa de mobilidade acadêmica internacional Move La América estão abertas. Nesta chamada, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está oferecendo 34 vagas em cursos de mestrado e doutorado, em diversas áreas de conhecimento. Podem se inscrever discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe.  Confira o edital clicando aqui.

O Programa concederá bolsas na modalidade sanduíche no Brasil para práticas de estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, realização de disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa – sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação. Os benefícios da bolsa incluem mensalidade; auxílio deslocamento; auxílio instalação; auxílio seguro-saúde.

Para se inscrever, os candidatos devem ler o edital completo, acessar o portal (clique aqui) e preencher com todas as informações e documentos pertinentes. Confira o passo a passo no manual oficial clicando aqui. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de Agosto.

Dentre os programas de pós-graduação oferecidos pela UEMA estão o de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Letras. Confira a lista completa de ofertas clicando aqui.

Importante: Recomendamos que preste atenção nos idiomas aceitos para cada programa.

Confira o cronograma do Move La América abaixo:

Atividade Data Responsável
Indicação de vagas pelas IES De 2 de Maio a 27 de Junho de 2024 até as 17horas IES brasileira
Publicação da lista de vagas A partir de 04 de Julho de 2024 CAPES
Inscrição dos candidatos conforme vagas disponíveis De 22 de Julho a 8 de Agosto de 2024 até as 17 horas Candidato estrangeiro
Seleção dos candidatos pelas IES brasileiras (1ª opção) De 15 a 22 de Agosto de 2024 IES brasileira
Seleção dos candidatos pelas IES brasileiras (2ª opção) De 29 de Agosto a 5 de Setembro de 2024 IES brasileira
Seleção dos candidatos pelas IES brasileiras (candidatos não selecionados nas rodadas anteriores) De 12 a 19 de Setembro de 2024 IES brasileira
Homologação pela pró-reitoria da IES brasileira De 26 de Setembro a 3 de Outubro de 2024 Pró-reitoria da IES brasileira
Publicação do Resultado da Homologação A partir de 8 de Outubro de 2024 CAPES
Análise Técnica Até 7 de novembro de 2024 CAPES