PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Devido a parceria com a rede global Education USA, a Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolve um projeto de conversação em Inglês intitulado English Club, o objetivo principal é proporcionar encontros para aperfeiçoar a comunicação em inglês. As reuniões ocorrem por meio da Chefe da divisão de Cooperações Internacionais e também adviser do Education USA, Ana Carolina Silva Lima, são discutidos diversos tópicos da atualidade como: literatura, signos do zodíaco e outros.

O projeto teve sua primeira edição em 2023, onde participaram sete pessoas, entre discentes e técnicos administrativos da Universidade Estadual do Maranhão, focados em incentivar os participantes a exercitar sua fala, vocabulário e aprimorar sua fluidez em outra língua podendo utilizar essa ferramenta na vida profissional. Espera-se que em 2024 o English Club continue a expandir, aumentando o número de vagas das turmas e o alcance nos campi do interior, através de encontros online.

EDUCATION USA

O Education USA é uma rede global de informações sobre estudos nos Estados Unidos (EUA), tendo mais de 400 centros de orientação associados ao Departamento de Estado Americano por meio da seção de Educação e Cultura. Já no Brasil, o Education USA possui mais de 40 filiais em instituições parceiras. O programa tem como objetivo facilitar o acesso a informações atualizadas acerca das oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos. Todo ano, inúmeras pessoas encontram a possibilidade de estudo nos EUA através das filiais do Education USA, possuindo uma equipe formada por orientadores profissionais, que passam por treinamento contínuo sobre admissão e ensino superior nos EUA desenvolvidos pelo programa.

Em agosto de 2023, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) representada pela Superintendência de Relações Internacionais, esteve presente no treinamento para orientadores do Education USA, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, representado pela Chefe da Divisão de Cooperação Internacional e orientadora do Programa, Ana Carolina Silva Lima. O evento teve como missão treinar os orientadores para exercitar sua função, que consiste em auxiliar os alunos que desejam estudar nos Estados Unidos.