PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Em 2023, a Universidade Estadual do Maranhão recebeu oficialmente a certificação para aplicação do Teste de Proficiência em Português para Estrangeiros conforme o anexo I, da portaria n° 317, com retificação publicada no Diário Oficial da União de 11 de julho. O teste, conhecido como Celpe-Bras, é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores credenciados, como instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

O exame tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escritas. O Celpe-Bras avalia a competência e o desempenho do falante no uso da língua, com um exame gramatical e prescritivo mais flexível. A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras têm a colaboração de uma comissão técnico-científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

O exame é composto por uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa; e por uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Saiba tudo sobre o celpe-bras na UEMA clicando aqui.