Acontece nos dias 14 e 15 de dezembro a IX A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, evento acadêmico de pauta nacional alentado pelos movimentos sociais do campo, que tem como objetivo aproximar a realidade da Reforma Agrária à comunidade universitária levando para as IES os diversos elementos que compõem a questão agrária.
A programação da nona edição da JURA-UEMA, organizada pelo Núcleo de Estudos da Questão Agrária Brasileira (NEQAB), está conformada pelas seguintes atividades:
Data: 14 de dezembro
Horário: 09h – 11h
– Mesa-redonda: “Reforma Agrária Popular: a universidade pública na produção, comercialização e consumo de alimentos saudáveis”
Atividade que tratará sobre o papel das IES públicas nos processos produtivos de alimentos agroecológicos, mediante o caso da agroindústria do Coletivo de Mulheres do Assentamento Cristina Alves/MST, no município de Itapecuru-Mirim. Esta proposta extensionista, baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contou com o apoio de editais de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e de cooperação internacional para o desenvolvimento da Universitat de Lleida (UdL).
– Exposição fotográfica: “Médio Mearim-MA: Terra, Trabalho e Natureza na década de 1980”. Com imagens dos Povoados de Aldeia, São Manoel, Pau Santo e Sítio Novo cedidas pelos acervos da Animação de Cristãos no Meio Rural (ACR) e de Frei Adolfo Temme (até o dia 22 de dezembro).
– Feira de produtos da Reforma Agrária Popular, com a venda de alimentos que podem ser encontrados no Armazém do Campo de São Luís (Rua Rio Branco, Nº420, Centro).
Data: 15 de dezembro
Horário: 10h – 12h
– Cine-debate: “Minha perna, minha classe. A trajetória de Manoel da Conceição” (2023).
Documentário que aborda a vida do dirigente camponês que, desde o início da década de 1960, tornou-se uma das principais referências da luta política e sindical do Maranhão. Para o momento de diálogo posterior ao visionado, contaremos com as contribuições do diretor, de representantes de alguma das organizações às que Manoel da Conceição esteve vinculado, assim como de professoras que pesquisam a ação dos movimentos sociais no campo e a relação entre História e cinema.
– Lançamento de livros.
* Todas as atividades serão gratuitas e realizadas no prédio do Curso de História. Rua da Estrela, Nº329, Centro.