A Assessoria da Pró-reitoria de Relações Internacionais da Universidade da Guiana Francesa está lançando as Bolsas Inter-UG 2023, para apoiar projetos com dimensão internacional de professores-pesquisadores ou agentes administrativos.
Para 2023, a prioridade será a cooperação na Amazônia com as universidades parceiras:
- na Guiana, Universidade da Guiana
- no Suriname, ADEKOUS
- na Colômbia, Universidad del Rosario, UNAL, EAFIT
- no Brasil, UNIFAP, UEAP, UFPA, UFAM, UEMA
O objetivo do sistema é ampliar a presença internacional da universidade da Guiana Francesa, na Amazônia e na América do Sul, e potencializar a cooperação com instituições estrangeiras.Para o ano de 2023, o apoio financeiro será distribuído da seguinte forma:
- 7 Bolsas direcionadas à Amazônia, no valor máximo de 2.000 euros cada, para projetos com as universidades do Suriname, Guiana, Colômbia e do Brasil (Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá).
- 3 bolsas direcionadas ao Brasil e à América do Sul no valor de 2.500 euros.
- 3 bolsas de valor máximo de 3.000 euros cada, para projetos envolvendo outras áreas
geográficas.
As bolsas visam apoiar ações de cooperação e mobilidade alinhadas à estratégia internacional da Universidade da Guiana Francesa, que visa:
- Aumentar a estatura internacional da Universidade da Guiana Francesa, contando com seu posicionamento regional, transfronteiriço, nacional e europeu;
- Desenvolver parcerias de formação e investigação com universidades/laboratórios
estrangeiros; - Melhorar o conhecimento recíproco das universidades da Amazônia, mas também do continente sul-americano;
Consolidar e aumentar a orientação conjunta de teses e dissertações, diplomas multilíngues e internacionalização de mestrados (dupla diplomação e cotutela); - Capitalizar os dados digitais da Macrorregião (livros, conferências, artigos, memórias)
produzidos sobre questões amazônicas.
Os beneficiários das Bolsas Inter-UG 2023 serão os representantes de suas universidades e contribuirão para o fortalecimento de sua diplomacia universitária com a universidade da Guiana francesa. Os bolsistas se comprometem a realizar ações para tornar a cooperação interinstitucional sustentável. Nesta perspectiva, os beneficiários do regime terão de apresentar um relatório a Assessoria da Pró-reitoria de Relações internacionais da universidade de Guiana francesa um
mês após o fim da mobilidade. Serão também convidados a apresentar os projetos e os resultados das ações realizadas durante o Seminário Inter-UG organizada no início de dezembro de 2023. Por fim, serão particularmente apreciadas as ações multidisciplinares e transversais (Formação/Investigação/Divulgação).
Para se inscrever, os professores da UEMA interessados devem enviar para Superintendência de Relações Internacionais a proposta de projeto preenchida em francês. A SRI assinará o documento e será responsável por enviar as inscrições para a Assessoria da Pró-reitoria de Relações Internacionais da Universidade da Guiana Francesa. Os projetos devem ser enviados até o dia 02 de abril, para o e-mail: srinternacionais@uema.br.