A UEMA faz parte do INILATmov+, Programa Latino-americano de Mobilidade Virtual e Presencial promovido pela Iniciativa Latino-americana para a Internacionalização da Educação Superior – INILAT. A Iniciativa é formada por seis países da região e suas respectivas redes de internacionalização: Argentina (FIESA-REDCIUN), Brasil (FAUBAI), Chile (Learn Chile), Colômbia (RCI-ASCUN), México (AMPEI) e Peru (REDIPERÚ).
O objetivo principal do INILATmov+ é promover e facilitar os processos de mobilidade virtual e presencial de estudantes de gradução e pós-graduação. Além disso, busca promover a colaboração acadêmica entre as instituições dos seis países. As chamadas para o INILATmov+ são publicadas semestralmente pela Superintendência de Relações Internacionais. A seleção de estudantes é feita pela Divisão de Mobilidade Internacional.
O PILAVirtual é uma experiência de mobilidade virtual aberta às instituições participantes do Programa de Intercâmbio Latino Americano – PILA que desejam promover a internacionalização integral por meio do desenvolvimento do intercâmbio virtual de estudantes de graduação e pós-graduação.
Em 2022, a UEMA aderiu ao PILA. No programa, os estudantes têm oportunidade de realizar mobilidade virtual, cursando disciplinas em uma instituição internacional. Os países participantes do programa são: Brasil, Colômbia, México, Argentina, Nicaragua, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai. As chamadas para o PILAvirtual são publicadas semestralmente pela Superintendência de Relações Internacionais. A seleção de estudantes é feita pela Divisão de Mobilidade Internacional.
O Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (Bramex) promove a mobilidade de estudantes da graduação entre as instituições associadas à Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES), do México, e às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do Brasil, do qual a UEMA é membro.
O programa consiste na mobilidade de estudantes brasileiros e mexicanos de graduação por um semestre acadêmico, perpassando as áreas de conhecimento em cursos de disciplinas exatas, humanas e de saúde. As mobilidades têm acontecido no formato virtual. O BRAMEX tem como principal objetivo promover a cooperação acadêmica entre o Brasil e o México. A seleção de estudantes é feita pela Divisão de Mobilidade Internacional.