Nesta segunda, 13, Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão – SRI/UEMA participou da programação de recepção de calouros do bacharelado em Relações Internacionais.
As chefes das divisões de Mobilidade Internacional, Stefanie Zerba Monteiro, e de Cooperação Internacional, Ana Carolina Silva Lima, estiveram presentes na mesa “Imergindo no campo multiverso das Relações Internacionais”, onde compartilharam informações sobre a Superintendência, as divisões, além de experiências como estudantes de Relações Internacionais.
Para Stefanie Monteiro, o objetivo da SRI é internacionalizar a pesquisa, o ensino e a extensão, mas funciona em uma via de mão dupla. “Vocês são muito importantes para nós e nós também somos muito importantes para vocês. É preciso ter uma retroalimentação. Nós colocamos oportunidades de mobilidade internacional, mas vocês precisam corresponder. Não basta ter oportunidades se ninguém se interessar”, explica a chefe de Mobilidade Internacional.
Também participaram do evento, o professor do curso de RI da UEMA, Diogo Almeida Viana, a Assessora de Relações Internacionais da SECTI, Fabiana Moura e representantes discentes do Centro Acadêmico, da Atlética Leviatã e do grupo de pesquisa Observatório do Mundo Contemporâneo. Além disso, o Internacionalista Bruno Pompeu realizou uma breve participação, compartilhando experiências acadêmicas e profissionais.
Para o professor Thiago Allisson Cardoso de Jesus, Diretor do Curso de Relações Internacionais e mediador da mesa, as ações do curso precisam extrapolar a ambiência local. “Se não fosse assim, não seríamos sequer dignos de ter um Bacharelado em Relações Internacionais”, afirma o professor.
A Superintendência de Relações Internacionais se coloca como parceiro do curso de RI e de todos os cursos da UEMA para extrapolar a ambiência local.
A programação de recepção dos calouros do Bacharelado em Relações Internacionais segue até dia 17 de março.
Por Alessandra Medina, SRI/UEMA