O Mestrado em Gênero e Mulheres do programa de bolsas internacionais Erasmus Mundus (Erasmus Mundus Master’s Degree in Women’s and Gender Studies – GEMMA) está com inscrições abertas para o ciclo 2023-2025. O prazo para candidaturas é 13 de janeiro de 2023.
O GEMMA reúne abordagens do feminismo de maneira única e é resultado de uma parceria entre sete universidades de seis países diferentes. São elas: Universidade de Granada (Espanha); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade Central Europeia de Budapeste (Hungria); Universidade de York (Reino Unido); Universidade de Lodz (Polônia); Universidade de Oviedo (Espanha); Universidade de Utrecht (Holanda). Outras oito instituições da América central, do sul e do norte são parceiras do projeto.
Na inscrição, o candidato deve indicar preferência por duas universidades internacionais: uma de “acolhida” e outra de “mobilidade”. É possível começar os estudos em qualquer universidade do programa de mestrado, porém, a segunda universidade deve ser de um país diferente. O Gemma Erasmus Mundus tem dois anos de duração.
Os benefícios do programa Erasmus Mundus duram os dois anos do curso e incluem todos os custos de matrícula, contribuição anual para os gastos de viagem e instalação e um auxílio mensal de 1 mil euros.
Entre os requisitos, diploma de graduação, excelente histórico acadêmico, proficiência nos idiomas das universidades escolhidos, e submissão dos documentos solicitados.