Entre os dias 21 e 22 de março, foi realizado o Workshop do Projeto de Pesquisa – SGP 2275, Programa de Rede Internacional Dinamarca-Brasil: novos métodos de identificação e quantificação de algas tóxicas. A Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo, da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão(AGA/UEMA) participou do evento como etapa final de Pós-Doutorado.
A cooperação internacional (Dinamarca-Brasil), financiada pela Danish Agency for Science and Higher Education, baseia-se na troca mútua de conhecimentos entre os parceiros dinamarqueses e brasileiros para o desenvolvimento de métodos novos e precisos para detecção e monitoramento de algas tóxicas. Essa rede internacional de cooperação é formada por um grupo de pesquisadores da University of Copenhagen, DHI Water and Environment, Instituto de Pesca, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Guarulhos.
O encontro foi apoiado pela Danish Agency for Higher Education and Science com intuito de discutir futuras parcerias e pesquisas em conjunto aos pesquisadores da Dinamarca. Estavam presentes Niels O. G. Jørgensen, professor associado da University of Copenhagen; Louise Schlüter, pesquisadora da DHI Water and Environment, e Jeppe Lund Nielsen, professor Associado da Aalborg University. Também participaram pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, Universidade Guarulhos (UNG) e estudantes de pós-doutorado do Instituto de Pesca e Mestrado da UNG.