Nesta sexta, 25, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Superintendência de Relações Internacionais, participou do primeiro encontro de instituições do Programa Latino-americano de Mobilidade Virtual, INILATmov+.
O objetivo do encontro foi realizar uma integração entre os representantes das instituições dos 6 países que compõem a Iniciativa Latino-americana para a Internacionalização da Educação Superior – INILAT (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) e que oferecem carreiras profissionais técnicas, visando promover a cooperação e o intercâmbio dentro do programa INILATmov+ com seus pares latino-americanos.
O Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, Superintendente de Relações Internacionais, apresentou a UEMA, as contribuições para o INILATmov+, além de uma visão geral dos cursos ofertados pela instituição. O Prof. Dr. Lúcio Flávio de A. Campos também esteve presente e apresentou o Programa de Formação Profissional Tecnológica da UEMA – PROFITEC, do qual é coordenador.
Segundo o prof. Thales, “o nosso maior objetivo é inserir o ProfiTec no INILATMOV+, uma vez que os cursos de graduação já estão no programa desde o primeiro semestre de 2021”.
Outras instituições também foram apresentadas. O foco da reunião foram os cursos classificados como CINE 5 (programas educacionais terciários de ciclo curto ) e CINE 6 (graduação em educação superior), segundo a Classificação Internacional Normalizada da Educação – CINE, tipos de cursos que integram o programa de mobilidade. Na UEMA, os cursos CINE 5 são ofertados pelo ProfiTec e os CINE 5 são cursos de bacharelado e licenciatura.