No dia 17 de novembro, o diretor do Laboratório de Biopatologia de Organismo Aquáticos (LAQUA) da Universidade Estadual do Maranhão e Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, foi palestrante convidado na Feira Nacional do Camarão – FENACAM’21, onde ministrou a palestra “Pandemia do Covid-19 X Doenças Emergentes na Indústria da América Latina e do Brasil“. A palestra fez parte do XVII Simpósio Internacional de Carnicicultura, evento contemplado pela FENACAM.]
Na ocasião, o diretor do LAQUA anunciou a descoberta de um novo vírus, provisoriamente denominado pelos autores, Penaeus vannamei calicivirus (PvCV) e de uma nova variante de vírus da mionecrose infecciosa (IMNV) que estiveram relacionados com perdas na carcinicultura brasileira. A descoberta é resultado de trabalhos liderados pelo LAQUA/UEMA em parceria com Centro de Investigação Científica e de Educação Superior de Ensenada – CICESE, no México, e com o Laboratório de Patologia na Aquicultura, Escola de Ciência Comparativa Animal e Biomédica, Universidade do Arizona, Estados Unidos, sendo esta universidade parceira internacional da UEMA desde 2012.
O professor Thales de Andrade também havia anunciado o vírus durante XVI ENBRAPOA – Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos.
A Feira Nacional do Camarão – FENACAM, na sua 17ª edição, foi realizada no Centro de Convenções de Natal na Cidade de Natal (RN), Os eventos FENACAM se constituem de eventos técnicos, científicos e empresariais voltados para os segmentos da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira.
No evento, foi disponibilizado o “Manual de Boas Práticas de Manejo e de Biossegurança para a Carnicicultura Brasileira”, em que consta referência ao professor Thales e aos trabalhos realizados pelo LAQUA/UEMA.