O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai dar 400 bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado para intercâmbio no Canadá com bolsa de estudos. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira.
Neste programa de mobilidade acadêmica, o estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos no Brasil. No caso da graduação, o programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar. Para candidatos à mobilidade em cursos de pós-graduação, se não houver o acordo, o aceite do estudante por um professor canadense será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.
Para se candidatar, o estudante deve realizar a inscrição junto à universidade brasileira. Esta será responsável por enviar a candidatura para a instituição canadense. Caso o candidato seja aceito pela parceira canadense, ele é indicado ao ELAP. As instituições canadenses têm até o dia 30 de março para enviar as indicações para o ELAP. O aceite pela instituição canadense não garante a obtenção da bolsa.
No caso da Universidade Estadual do Maranhão, a parceira canadense é a Universidade de Montreal. As aulas da U.Montreal são, em sua grande maioria, em francês, exigindo comprovação de proficiência na língua. A Universidade de Montreal recebe as indicações de estudantes brasileiros até o dia 16 de março.
Acesse o site da Universidade de Montreal para saber mais sobre a instituição.
Saiba mais sobre o programa ELAP.
Documentos solicitados pelo ELAP.*
*Instituições canadenses podem solicitar outros documentos específicos para suas seleções internas.
– Comprovante de cidadania (identidade ou passaporte);
– Comprovante de matrícula;
– Carta de intenção do candidato (em Inglês ou Francês)
– Carta de recomendação de professor da instituição de origem (em Inglês ou Francês)
– Carta convite de um orientador canadense (para os programas de pós-graduação)
– Cópia da Acordo de Cooperação ou equivalente entre as instituições
– Declaração de Aviso de Privacidade assinada, disponível no site do programa.