A professora Karina Biondi, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Marahão, ministrará a palestra “Democracy and Representation in a favela in São Paulo”, no The University Seminars da Universidade da Columbia, Estados Unidos. A palestra acontecerá no dia 19 de novembro, pelo Zoom.
The University Seminars é um projeto que funciona como uma comunidade contínua de parcerias, cada uma constituída por acadêmicos de vários departamentos e disciplinas, muitas vezes incluindo especialistas de fora da academia, e é dedicada ao estudo de questões práticas ou teóricas, em um ambiente de troca de conhecimento.
Para a palestra, a professora escolheu a temática a partir de um material ainda inédito, em que discute a democracia e representação, vivenciadas de forma particular em contextos locais, com o objetivo de analisar “como uma experiência muito particular pode contribuir para que se torne a discussão conceitual de democracia e representatividade mais sofisticada”. Neste trabalho antropólogico, realizado a partir de pesquisa de campo, a professora Karina levanta os questionamentos: “O que a favela tem a dizer sobre a democracia? O que a favela diz que não estamos vendo?”.
Para mais informações sobre o University Seminars da Universidade Columbia, acesse.
O convite para a professora Karina Biondi participar do University Seminars foi feito a partir de parcerias realizadas após as repercussões do livro Junto e Misturado: Uma etnografia do PCC, obra resultado da pesquisa de mestrado da professora. Além do Brasil, o livro também foi publicado nos Estados Unidos, sob o título Sharing This Walk: An Ethnography of Prison Life and the PCC in Brazil.
Em 2017, o trabalho recebeu o prêmio de Melhor Livro do Ano pela Association for Political and Legal Anthropology (APLA), uma seção da American Anthropological Association (AAA), uma das principais associações de Antropologia do mundo, fundada em 1902.
A repercussão do livro rendeu diversas parcerias internacionais. Uma dessas parcerias foi com a APLA, que resultou na coletânea Authoritarianism and Confinement in the Americas, com textos da terceira série Speaking Justice to Power, editado por Karina Biondi, Jennifer Curtis e Randi Irwin. A coletânea foi publicada pela APLA e pela Editora da UEMA. Para conhecer a obra, acesse.