No dia 24 de agosto, A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA reiniciará as aulas do primeiro semestre de 2020, com aulas remotas. Para dar os detalhes, o reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, foi entrevistado pelo jornal Bom Dia Mirante no dia 22 de julho.
Conforme explicou o reitor, a universidade suspendeu o calendário acadêmico 2020 em 23 de março, assim que foi estabelecida a situação emergencial devido a pandemia. De lá para cá, a instituição tem acompanhado decretos estaduais, resoluções de conselhos nacionais e estaduais de educação e evolução do quadro epidemiológico. A partir do momento em que as atividades começaram a gradualmente a retornar, a UEMA reuniu o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e deliberou pelo retorno das atividades do calendário 2020 no dia 24 de agosto, reiniciando o primeiro período letivo deste ano.
Esse período se estenderá até o dia 14 de novembro. O segundo período será entre os dias 07 de dezembro e 20 de março de 2021.
Na entrevista, o reitor lembrou que as atividades remotas não podem ser confundidas com a Educação a Distância, que possui uma outra metodologia. As aulas remotas são caracterizadas pela sincronicidade de atividades professor-aluno, preservando horários e dias de disciplinas.
Na ocasião, o professor Gustavo Costa também explicou sobre o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital e o PAES, vestibular da UEMA.