Segundo o Ministério da Saúde, com dados do último dia 15, já são 200 casos confirmados de pessoas infectadas com o Covid-19 no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já decretou estado de pandemia.
Apesar de não ter casos confirmados no estado, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), considerando a responsabilidade que toda autoridade pública tem, no limite de sua atuação, publicou portaria normativa com medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.
No âmbito da universidade, ficam suspensas concessões de passagens aéreas nacionais e internacionais, de qualquer natureza e independente da justificativa, inclusive para visitantes; suspensão imediata de novas autorizações de afastamento funcional para viagem ou estudo a ser realizado fora do país, excetuando-se os casos de professores que já estejam fora do país nesta data.
Além disso, está suspensa a concessão de qualquer apoio financeiro ou material a viagens para participação de eventos acadêmicos, mesmo com trabalhos aprovados, dentro ou fora do pais; recomendação expressa para que não sejam realizados, no âmbito da UEMA, eventos científicos, culturais ou artísticos, tais como encontros, seminários, workshops, solenidades de premiação, entre outros, que promovam aglutinação de pessoas em recintos fechados.
Portanto, a 6ª edição do Café Internacional, prevista para acontecer no dia 12 de maio, está suspensa.
As medidas da portaria serão tomadas por tempo indeterminado. Consulte o documento completo aqui.