Realizado anualmente pelo governo húngaro, o programa Stipendium Hungaricum está com inscrições abertas para bolsas de estudos concedidas a estudantes internacionais. Para os brasileiros, serão oferecidas 250 bolsas.
As oportunidades são para graduação, mestrado e cursos de especialização. As inscrições devem ser feitas na plataforma on-line do programa, até o dia 15 de janeiro de 2020.
Para se inscrever, são necessários documentos como histórico escolar, certificado de conclusão de cursos anteriores e carta de motivação, todos traduzidos para o inglês
É preciso, também, submeter uma comprovação de proficiência no idioma em que o curso será ministrado. No caso do inglês, valem testes como o TOEFL e o IELTS.
Ao todo, são 27 universidades húngaras envolvidas com o programa, entre elas a Universidade de Pécs, Escola de Negócios de Budapeste (Budapest Business School) e Universidade Húngara de Belas Artes. Para conhecer as outras instituições, acesse aqui.
A previsão é que as atividades nas universidades comecem em setembro de 2020. O programa Stipendium Hungaricum cobre despesas como seguro saúde e acomodação do estudante estrangeiro. Além disso, a iniciativa oferece apoio financeiro em forma de auxílio mensal, cujo valor varia de acordo com o nível educacional do aluno.
Para mais informações sobre o programa de bolsas e inscrições, acesse essa página.
Programa Stipendium Hungaricum
O programa foi lançado em 2013, pelo governo húngaro. O objetivo principal é internacionalizar a educação superior da Hungria e fortalecer as relações entre as universidades húngaras e a comunidade global.
Por: Alessandra Medina