PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA integra programas de intercâmbio com México e Colômbia para estudantes de graduação

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI), assinou termo de compromisso, em setembro, para participar das edições 2020 do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX) e Brasil-Colômbia (BRACOL).

Os respectivos programas consistem no intercâmbio de estudantes de graduação de universidades do Brasil com as do México e as da Colômbia. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica de ambos os países.

As principais características do BRAMEX e do BRACOL são:

  • Nível de estudos: graduação;
  • Frequência da mobilidade estudantil: semestral (a Convocatória 2020 será única para a mobilidade dos 2 semestres;
  • Benefícios: despesas com alimentação e alojamento cobertas pela universidade anfitriã, que também poderá oferecer curso de português/espanhol;
  • Número de vagas por universidade: mínimo de 2 (duas) vagas por semestre;
  • Início da mobilidade: primeiro ou segundo semestre de 2020;
  • Idiomas de estudos: português e espanhol.

O programa beneficiará, inicialmente, cursos de graduação da UEMA que oferecem vagas a estudantes estrangeiros, quais sejam: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e Administração.

De acordo com a Coordenadora do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras na UEMA, profa. Andrea Duailibe, a assinatura dos termos é essencial, pois hoje não se pode mais pensar fora da perspectiva de rede internacional. “A UEMA vive um momento muito importante em sua história, embora as instituições públicas enfrentem crises de todas as ordens no atual momento, por perceber que faz parte de uma grande rede internacional, por isso ela não pode se furtar da oportunidade de se inserir na rede de forma interessante, inclusive para ela mesma. Por isso, julgo que essa união de esforços fortalece nossos programas de graduação e pós-graduação”, afirma.

Compartilhar.