Por meio do Programa Development-Related Postgraduate Courses (EPOS), o DAAD oferece bolsas de estudos para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O programa foi criado com foco no aprofundamento de jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, que podem escolher entre 40 cursos de mestrado ou doutorado, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:
- Ciências Econômicas e Política Econômica
• Cooperação para o Desenvolvimento
• Engenharia e disciplinas afins
• Matemática
• Planejamento Urbano e Regional
• Agronomia e Silvicultura
• Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
• Medicina e Saúde Pública
• Ciências Sociais, Educação e Direito
• Estudos de Mídia
As datas limite para envio de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam entre 31 de agosto de 2019 e 31 de março de 2020.
Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato.
A duração dos estudos varia entre um e três anos, dependendo do curso. Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão. Todas as informações sobre os cursos e pré-requisitos estão disponíveis aqui, com conteúdo em inglês e alemão. A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição podem ser consultados nesta tabela. Cada universidade tem um prazo de inscrição próprio.
A inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD.
Os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. É preciso, ainda, comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.
Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7.000 estudantes. Pesquisas do DAAD mostram que, atualmente, cerca de metade dos bolsistas do EPOS são mulheres. Aproximadamente 90% do total de bolsistas concluem o curso com êxito e cerca de 70% deles retornam aos seus países de origem após a pós-graduação.
Fonte: DAAD