PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Cidadão do Mundo: Governo abre edital para participação de jovens em intercâmbio internacional

(VEJA A CHAMADA EM ´EDITAIS VIGENTES` DESTE SITE)

Jovens da rede pública interessados em participar de intercâmbio internacional já podem se inscrever no edital do programa “Cidadão do Mundo”, lançado nesta quinta-feira (20), pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Bira do Pindaré. A cerimônia, realizada na secretaria, contou com as presenças do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.

“Esta é uma oportunidade oferecida aos jovens que mais precisam, aqueles que estão na escola pública, de fazer intercâmbio internacional, de se qualificar em outro idioma. Estamos muito felizes pela criação desta iniciativa, pelo apoio que o governo Flávio Dino nos dá para que isso possa ser efetivado e, sobretudo, de permitir que pessoas que talvez não tivessem condições de sair do Maranhão possam agora percorrer o mundo”, destacou Bira do Pindaré.

O secretário informou que já está sendo estudada outra possibilidade, dentro do programa, que é o estágio internacional, na medida em que se tenha vaga e cooperação com universidades estrangeiras. A Secti é responsável pela gestão do programa. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) respondem pela execução do projeto. As inscrições podem ser feitas no site da Secti no endereço www.secti.ma.gov.br até o dia 30 de setembro.

O objetivo do “Cidadão do Mundo”, que tem como público alvo jovens entre 18 e 24 anos, é incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas.

Podem participar jovens egressos do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do estado ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos, mantidas por instituições financeiras. A criação do Programa surgiu da necessidade de melhorar o desempenho linguístico e o posicionamento do Maranhão em rankings como o do Brasil sem Fronteiras do Governo Federal.

LEIA MAIS : http://www.secti.ma.gov.br/cidadao-do-mundo-governo-abre-edital-para-participacao-de-jovens-em-intercambio-internacional/

 

 

Compartilhar.