A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu a professora americana Wanda Walker, membro do programa English Language Fellow (EL Fellow), no dia 19 de junho, que realizou um seminário sobre Nivelamento em Técnicas de Ensino da Língua Inglesa, no auditório da UEMANET.
O seminário teve como público-alvo alunos e professores do curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa da UEMA e demais interessados de outras instituições.
A tarde foi dividida em dois workshops: “Reading Strategies for 21st Century Language Learners” e “Rethinking How We Teach Grammar.
No primeiro workshop, Wanda apresentou estratégias interessantes e divertidas para encorajar os alunos a serem bons leitores da língua inglesa, “levando-se em conta que a habilidade Reading é parte da avaliação do ENEM, os alunos de ensino médio precisam ter essa habilidade”, explicou a fellow. Já no segundo workshop, a professora americana dividiu dicas de como ensinar a Gramática, “de maneira que eles aprendam a falar mais confiante entendo o porquê da estrutura, em vez de simplesmente memorizarem as regras gramaticais”.
De acordo com a professora Wanda Walker, os adolescentes não possuem uma conexão forte com o inglês, por isso, o foco do programa é na educação, tida como veículo que apoia os jovens a construírem a capacidade de criar novas oportunidades nessa fase da vida, período este importante, que podem ser feitas algumas mudanças na aprendizagem.
“Estou muito contente de estar no Maranhão, tendo como objetivo trabalhar com professores de inglês do ensino médio. Trabalho tanto com professores, como com alunos da graduação que almejam ser professores de ensino médio”, contou. Por isso, Wanda realiza seminários e workshops para ajudar esses professores ou futuros professores a pensar em novas maneiras de deixar o ensino da língua inglesa mais interessante e estimulante para os alunos. “A gente precisa ser criativo em novas ideias e tentar pensar sobre as atuais metas deste século, pensando em como podemos usar as tecnologias nas salas de aula, por exemplo”, afirmou.
Programa English Language Fellow (Mestre em Ensino de Língua Inglesa)
O programa é uma iniciativa de diplomacia pública do Departamento de Estado dos EUA e insere educadores altamente qualificados dos EUA, com Mestrados em Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL) ou Linguística Aplicada, em universidades, Secretarias de Educação e outros centros de educação em todo o Brasil.
Assim como Wanda Walker, que é professora há 20 anos, os fellows são embaixadores culturais que promovem o aprendizado da língua inglesa e a compreensão mútua através do intercâmbio cultural, além de compartilharem seus conhecimentos, adquirem experiência internacional e profissional e aprendem sobre as culturas do Brasil e do mundo. Atualmente, o país conta com 5 fellows, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Por Raysa Guimarães