PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA e Universidade da Beira Interior, em Portugal, iniciam acordo de cooperação internacional até 2020

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade da Beira Interior (UBI), localizada em Covilhã, Portugal, estreitaram laços, devido ao acordo de cooperação internacional entre as instituições vigente até 2020.

A parceria entre as duas universidades, consolidada pelo acordo de cooperação entre o Mestrado em História da UEMA e do Mestrado em Cinema da UBI, tem como objetivo inicial capacitar os alunos do PPGHIST, teórica e metodologicamente, para utilização de ferramentas audiovisuais no processo de elaboração dos produtos pedagógicos que irão compor seus Trabalhos de Conclusão do Mestrado.

De acordo com a professora do Departamento de História e Geografia, Monica Piccolo Almeida, o convênio teve início a partir de sua participação dela na VII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), ocorrida na Universidade Beira Interior, em maio de 2017.

“Após conversas iniciais, o coordenador da Jornada, também coordenador do Mestrado em Cinema da UBI, professor Paulo Cunha, foi convidado a ministrar uma oficina para os alunos do PPGHIST sobre a potencialidade do audiovisual como ferramenta didática. Durante a estadia do professor português em São Luís, foram pensadas as bases de cooperação entre as duas IES e os possíveis caminhos para consolidação da parceria”, informa a professora.

Uma vez que a base do acordo é a capacitação teórica e metodológica para alunos da pós-graduação, a professora Monica analisa que outros mestrados da UEMA, como o de Geografia, de Letras e de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, poderão incorporar-se à iniciativa uma vez que o audiovisual poderá compor outras dissertações, não ficando restrito ao campo da História.

Dentre os benefícios que a UEMA conquistará tendo como parceira a UBI, a professora de História assegura que é “a consolidação do processo de internacionalização que, pela primeira vez, está ocorrendo por meio da mobilidade discente, e não somente docente, nesse momento. 4 alunos do nosso mestrado estão cursando disciplinas na UBI. (Por isso,) frequentar aulas por um semestre em uma universidade estrangeira permitirá aos nossos alunos uma ampliação das perspectivas de investigação, além de abrir caminhos para que possam passar a fazer parte de redes internacionais de pesquisadores”, afirma.

Sobre a Universidade da Beira Interior

A UBI, atualmente, é dividida em: Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Artes e Letras e Faculdade de Ciências da Saúde. Além disso, a universidade portuguesa conta com mais de 600 docentes e 270 funcionários nas suas cinco faculdades e serviços.

Saiba mais sobre outros ACI com diversas universidades aqui.

Por: Raysa Guimarães

Compartilhar.