O Governo da República da Coreia, por meio de sua Embaixada em Brasília, está com inscrições abertas para a edição 2019 do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação na Coreia. Este ano, o governo sul-coreano está disponibilizando quatro vagas para brasileiros, sendo que uma delas será concedida a descendentes (mas que não tenham nacionalidade coreana). As inscrições podem ser feitas até 5 de outubro.
A bolsa é relativa a um período de cinco anos e pode ser utilizada para cursos de graduação em qualquer uma das universidades do país. Confira aqui a lista de instituições e programas disponíveis. Alguns cursos, porém, não são elegíveis, como medicina, odontologia, farmácia e arquitetura.
Os selecionados farão um ano de curso de coreano em uma instituição designada pelo National Institute for International Education (NIIED). Atingindo o nível de proficiência em coreano, o nível 3 do TOPIK, poderão iniciar suas aulas na universidade escolhida.
A bolsa inclui passagens aéreas, um auxílio financeiro para instalação no país, um valor mensal para moradia e alimentação, seguro-saúde, além dos custos totais da anuidade da instituição e possíveis prêmios em reconhecimento por bom desempenho no exame de proficiência.
Como se candidatar às bolsas para Graduação na Coreia
Entre os pré-requisitos estão ser brasileiro, ter até 25 anos, ter concluído o Ensino Médio até março de 2019 e possuir desempenho escolar mínimo de 80%. Também é necessário comprovar proficiência em inglês, por testes como o TOEFL. Para os descendentes que desejem aplicar para a bolsa, também é exigida comprovação.
A candidatura envolve o envio de um formulário de candidatura, uma redação, duas cartas de recomendação e atestado médico. Todos os documentos devem ser preenchidos em inglês e enviados por e-mail à Assessoria de Imprensa da Embaixada Brasileira.
As candidaturas serão analisadas pela Embaixada Brasileira e enviadas para as universidades indicadas pelos candidatos. Veja mais detalhes sobre como se candidatar no site oficial da Embaixada da Coréia no Brasil.
Fonte: Estudar Fora