A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Garífuna, localizada em Honduras, estreitam laços, em virtude do acordo de cooperação internacional entre as instituições até 2023.
Dentre os objetivos do acordo estão o intercâmbio de docentes, alunos, quadro técnico de nível superior; abrangendo graduação e pós-graduação; participação em seminários e encontros acadêmicos e outras atividades.
De acordo com a professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), Helciane de Fátima Abreu Araújo, responsável pelo encaminhamento da ACI, “esse termo de cooperação faz parte da política de fortalecimento do PPGCSPA, por meio de ampliação de suas relações e de construção de possibilidades de intercâmbio com universidades nacionais e internacionais”.
“Já firmamos acordos de cooperação com as universidades estaduais de Montes Claros/MG e do Recôncavo Baiano/BA. Temos também um acordo de cooperação técnica internacional firmado com a Nacionalidad Kichwa de Pastaza, no Equador, e agora com a Universidade de Garífuna e estamos construindo outra parceria com a Universidade do Texas”, informou a professora.
Saiba mais sobre outros ACI com diversas universidades aqui.
Por: Raysa Guimarães