A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade James Cook, localizada no estado de Queensland, na Austrália, estreitam laços, em virtude do acordo de cooperação internacional entre as instituições até 2023.
Dentre os objetivos do acordo estão o desenvolvimento de programas de estudos de graduação, pós-graduação, pesquisa e formação permanente ou desenvolvimento profissional de docentes, discentes e gestores, além da realização de atividades de intercâmbio cultural e científico.
Dessa forma, já estão sendo feitas ações pelo grupo de pesquisa do Laboratório Oficial de Diagnóstico de Enfermidade de Crustáceos (LAQUA /UEMA) e do Laboratório da Habitação e Inovação (LabHab + Inovação).
O convênio é em decorrência das visitas técnicas da comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) a cerca de 25 universidades da Austrália, dentre elas a Universidade James Cook, realizadas durante o mês de outubro de 2017. Estiveram presentes na comitiva da Abruem reitores, vice-reitores e diretores de escritórios de Relações Internacionais, inclusive o assessor para relações internacionais da UEMA, Thales de Andrade.
Por: Raysa Guimarães