No dia 20 de junho, abrem as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2018. A oportunidade foi criada em 2002 (eu participei da primeira turma e já publiquei um relato aqui) para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. O que esses jovens têm de sobra? liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento de inglês, claro. O programa é incrível e dá a oportunidade para jovens fazerem seu primeiro intercâmbio nos Estados Unidos por três semanas.
>>> Como é prova escrita do JE?
>>>Relato da Mirian Ferreira sobre o JE 2015
>>> Relato da Larissa Moreira sobre o JE 2014
>>> Relato da Bruna sobre a primeira edição do programa em 2002
Neste ano serão 50 selecionas, os Jovens Embaixadores sempre viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Depois da primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com outros jovens. É uma oportunidade incrível e as inscrições para o Jovens Embaixadores podem ser feitas no Facebook.
O que precisa para se inscrever no Jovens Embaixadores:
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no início do programa).
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
- Ser aluno do ensino médio na rede pública.
- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
- Ter excelente desempenho escolar.
- Ter perfil de liderança e iniciativa.
- Ser comunicativo.
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
- Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Após responderem as oito perguntas no formulário via Facebook, os estudantes já ficam sabendo se foram aprovados para a Etapa 2. Os aprovados receberão uma resposta indicando qual os próximos passos do processo seletivo. Os selecionados viajam em janeiro de 2018 e retornam em fevereiro.
Saiba mais no site: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/programa-jovens-embaixadores/