
Visita da Sra. Rosa Sanchez a UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Cervantes de Recife formalizaram, no dia 9 de dezembro, convênio para a aplicação do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). Com a assinatura do acordo, a UEMA passa a integrar a rede de instituições parceiras e inicia oficialmente os trâmites para se tornar um posto aplicador do exame.
O processo de credenciamento teve início a partir do contato com o cônsul honorário da Espanha em São Luís, Sr. Armando M. Castro Filho, que indicou a UEMA como possível centro aplicador e promoveu a aproximação entre as duas instituições.
Na sequência, a então diretora do Instituto Cervantes de Recife, Sra. Rosa Sánchez-Cascado Nogales, realizou uma visita técnica à UEMA para conhecer as instalações destinadas à aplicação do exame, além de dialogar com os professores que atuarão como aplicadores e orientar o preenchimento da documentação necessária. Os docentes que devem aplicar a prova são: Profa. Dra. Jeanne Sousa da Silva, do departamento de Letras; Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat, do departamento de História; Prof. Dr. Mauro Enrique Carozzo Todaro, do departamento de Engenharia da Produção e o Prof. Dr. John Jairo Saldarriaga Ausique, do campus Itapecuru. Saiba mais como foi a visita.
A etapa final do processo foi concluída por meio de negociações entre o assistente administrativo da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da UEMA, Lucas Corrêa, e o atual diretor do Instituto Cervantes de Recife, Sr. Luis Ángel Macías Amigo, que alinharam os termos do convênio de forma consensual entre as partes.
Os próximos passos incluem a participação dos professores aplicadores em curso de capacitação específico. A expectativa é que a primeira aplicação do exame ocorra já em 2026.
Com a implantação do DELE, a UEMA passa a oferecer o segundo exame oficial de proficiência linguística em sua instituição, somando-se ao Celpe-Bras, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no qual fomos credenciamos em 2023. A iniciativa integra as ações da UEMA e da SRI voltadas à internacionalização do ambiente acadêmico e ao fortalecimento da política linguística institucional.
Sobre o exame
O DELE é o diploma oficial de proficiência em língua espanhola, emitido pelo Instituto Cervantes. O exame certifica o domínio do idioma em seis níveis (A1 a C2) e possui validade internacional para fins acadêmicos e profissionais. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Cervantes de Recife: recife.cervantes.es.
Por SRI/UEMA