
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) anuncia a abertura de inscrições para o Curso Virtual de Espanhol, oferecido em parceria com a Universidade Santo Tomás, do Chile. O curso é destinado a candidatos regularmente matriculados na UEMA, provenientes dos cursos de Graduação presencial ou EaD, cursos técnicos, Programas Especiais (Ensinar, Proetnos e Profitec) e Programas de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. Serão disponibilizadas 20 vagas para 2026.1, divididas em duas turmas diferentes. As aulas e os materiais disponibilizados seguirão as normas da Universidade Santo Tomás, Chile.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
As inscrições ocorrerão de 12/12 a 21/12, e a publicação do resultado será no dia 22/12. O curso tem previsão de início em 16 de Março de 2026 e término em 24 de Julho de 2026. As turmas serão divididas em dois horários: 10 vagas para Básico 1 às segundas-feiras e quartas-feiras, das 08h às 10h15 (horário chileno), e 10 vagas para Básico 1 às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h15 (horário chileno). A partir de 04 de abril de 2026 o horário chileno será atrasado em 1h em relação ao horário brasileiro. O discente deve optar por turno não conflitante com o horário do seu curso na UEMA.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o formulário on-line disponível no link acima, preenchê-lo corretamente e anexar toda a documentação exigida. Serão analisadas apenas as inscrições realizadas corretamente por meio do formulário de inscrições e que apresentarem a documentação exigida devidamente anexada.
A lista de documentos necessária para inscrição é a seguinte:
• Learning Agreement da Universidad Santo Tomás (download aqui), preenchido e assinado;
• Histórico Acadêmico Atualizado com status ativo (serão desclassificados os status formando ou formado), gerado pelo SIGUEMA;
• Comprovante de Matrícula 2025.2, gerado pelo SIGUEMA;
• Cópia de Documento de Identidade (RG ou passaporte);
• Fotografia de rosto com boa iluminação.
É permitida apenas uma inscrição por candidato. A seleção dos candidatos às vagas disponíveis obedecerá aos critérios de preenchimento dos requisitos mencionados anteriormente.
O critério de classificação seguirá a ordem decrescente da somatória do coeficiente de rendimento (CR) do estudante, levando em consideração o número do período (semestre) em que ele está matriculado em caso de candidato de graduação. Para candidatos de pós-graduação, a classificação seguirá a ordem decrescente da somatória do coeficiente de rendimento (CR) do estudante, levando em consideração o número do mês em curso. Das 20 vagas disponíveis, 02 vagas de cada turno são destinadas exclusivamente a candidatos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da UEMA e 08 vagas para candidatos de graduação da UEMA (regular, Programa Ensinar, PROFITEC, PROETNOS e EaD UEMAnet). Em caso de empate, será considerada a data de nascimento dos candidatos, prevalecendo os de idade maior.
A constatação de declarações falsas, inexatas ou divergências entre os dados informados na inscrição e os documentos apresentados resultará no cancelamento da inscrição e na anulação de todos os atos decorrentes, além de possíveis sanções civis e penais.
O candidato selecionado deverá seguir o calendário das atividades do curso e realizá-las conforme determinado pela Universidad Santo Tomás. Em caso de desistência, o discente deve informar a SRI/UEMA. A comunicação entre a SRI/UEMA e os candidatos selecionados será feita exclusivamente por meio do endereço de e-mail mobilidadeinternacional@uema.br e o endereço informado no ato da inscrição.
Os casos omissos serão resolvidos pela SRI/UEMA. Após o resultado da classificação, a SRI entrará em contato com o candidato selecionado para informá-lo sobre a seleção e enviar a documentação necessária para a Universidad Santo Tomás. A partir desse momento, a instituição chilena manterá contato direto com cada aluno.
A SRI/UEMA ressalta que não se responsabiliza por inscrições não recebidas devido a motivos técnicos alheios à instituição, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, problemas técnicos nos computadores dos candidatos, bem como outros fatores externos que possam impossibilitar a transferência dos dados.
Por SRI/UEMA