
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Academia Maranhense de Ciências, realizou na manhã desta quarta-feira (1º), no auditório do Uemanet, a palestra do cientista internacionalmente reconhecido Dr. Glen Norman Barber, com o tema “Innate Immune STING Signaling, Infectious Disease and Cancer”.
O Dr. Glen Barber é um dos nomes mais influentes da virologia e imunologia contemporâneas. Ele é o responsável pela descoberta, em 2008, da via de sinalização STING (Stimulator of Interferon Genes), fundamental para a resposta imunológica contra infecções e tumores. Essa descoberta abriu caminho para terapias inovadoras e consolidou Barber como referência mundial em imunologia tumoral.

Desde 2024, Barber atua como diretor do Centro de Imunidade Inata e Inflamação (CIII) no Instituto de Imuno-Oncologia da Universidade Estadual de Ohio (OSUCCC – James), além de ser professor no College of Medicine da Ohio State University, na Divisão de Oncologia Cirúrgica. Ele também exerce a função de diretor associado de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologia no mesmo centro.
Sua pesquisa foca na imunidade inata, os mecanismos naturais de defesa do organismo, buscando desenvolver novos medicamentos e vacinas que potencializem esses processos. Ele e sua equipe trabalham, por exemplo, no desenvolvimento de vacinas contra vírus associados ao câncer, como o HTLV (leucemia), o Epstein-Barr (linfoma) e o HHV8 (sarcoma de Kaposi).

Ao longo da carreira, Barber recebeu prêmios de prestígio internacional, como o Seymour & Vivian Milstein de Excelência em Pesquisa de Interferon e Citocinas (2009), o William B. Coley (2020), o Louisa Gross Horwitz (2023) e o mais recente Paul Ehrlich e Ludwig Darmstaedter (2025). Em 2021, foi eleito Fellow da Royal Society of Great Britain, uma das mais altas honrarias acadêmicas do mundo.
Além da atuação acadêmica, Barber é cofundador da Vyriad, empresa que desenvolve vírus oncolíticos, e fundador e CEO da Stinginn LLC, dedicada à biotecnologia voltada à regulação da imunidade inata e à aplicação da sinalização STING nos mercados imuno-oncológicos e de inflamação.

O evento representou uma oportunidade inédita para estudantes, professores e profissionais da área da saúde e biotecnologia conhecerem de perto um dos cientistas mais citados na atualidade em imunologia e oncologia.
Por: Assessoria de Comunicação
Fotos: Rafael Carvalho