PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Uema participa do lançamento da Rede de Institutos Confúcio do Brasil

Na última sexta-feira (12), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente no lançamento da Rede de Institutos Confúcio (IC) do Brasil, realizado no Instituto Confúcio da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A instituição foi representada pelo vice-reitor, Prof. Paulo Henrique Aragão Catunda, e pelo superintendente de Relações Internacionais, Prof. Silas Nogueira de Melo.

O encontro reuniu diretores dos institutos, representantes de universidades brasileiras, além de autoridades chinesas e brasileiras, com o objetivo de discutir os novos rumos dos Institutos Confúcio no país.

Na Uema, as aulas de mandarim já são ofertadas nos campi Paulo VI e no prédio Caixeiral, em São Luís, por meio de um acordo firmado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto Confúcio, a Unesp e a própria universidade.

Para o vice-reitor da Uema, Prof. Paulo Catunda, a iniciativa fortalece a internacionalização da instituição e amplia o acesso ao ensino da língua chinesa.

“Debater o ensino da língua chinesa, o seu aprimoramento e como isso vai se proceder nos próximos anos, além de trabalhar a articulação para a pesquisa e extensão, coloca a nossa Uema dentro desse processo. O mais importante é que hoje, quem quiser estudar mandarim, pode fazê-lo no prédio Caixeiral e no Campus Paulo VI. Esse é um convênio entre a Secti, Uema, Ufma e demais instituições do Maranhão, em prol da difusão da língua chinesa e desse aprimoramento”, destacou.

Com a participação na Rede de Institutos Confúcio, a Uema integra-se a um cenário acadêmico internacional, incentivando a aprendizagem de novos idiomas e promovendo intercâmbios culturais que contribuem para a formação de seus estudantes.

Por: Karla Álmeida – ASCOM/UEMA

Compartilhar.