PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Reitor recebe estudantes chinesas que darão aula de mandarim na Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, nesta segunda-feira (1º), as estudantes chinesas Niu Yuanwei e Chen Xuan, que passam a integrar o corpo docente do Instituto Confúcio em São Luís. O encontro contou com a presença do reitor Walter Canales Santana e do professor Silas Melo, superintendente de Relações Internacionais (SRI) da Uema, responsável pelo acompanhamento das ações de internacionalização da instituição.

As estudantes, uma da área de Educação Chinesa Internacional e outra de Tradução de Inglês, atuarão como professoras de mandarim para a comunidade acadêmica. O curso é gratuito e faz parte das ações do Instituto Confúcio, parceria da Uema com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A iniciativa já atendeu mais de 500 estudantes de diferentes instituições de ensino, entre elas a Uema e a UFMA. Desde 2024, as aulas passaram a ser ministradas também no Campus Paulo VI da Uema, ampliando o acesso ao aprendizado do mandarim em São Luís.

Segundo a SRI, o programa reforça a internacionalização do ensino superior no Maranhão e fortalece os vínculos de cooperação cultural e acadêmica com a China.

“O ensino de mandarim amplia a formação dos nossos estudantes e abre novas oportunidades de cooperação acadêmica e profissional. É um passo importante no processo de internacionalização da Uema”, destacou o reitor Walter Canales.

Por: Ascom/Uema

 

Compartilhar.