Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, Fortaleza (CE) sediou a primeira edição do Encontro Conjunto de Matemática Brasil-México, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e pela Sociedade Mexicana de Matemática.O evento reuniu pesquisadores dos dois países em uma programação diversificada, composta por palestras plenárias, sessões temáticas e apresentações de pôsteres.
A professora Dra. Sandra Moreira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), integrou o encontro, apresentando parte de sua pesquisa em sessão temática e participando de discussões voltadas à divulgação da matemática.Durante os cinco dias de atividades, foram firmadas parcerias institucionais entre as sociedades científicas envolvidas, com vistas a ampliar a cooperação acadêmica e científica entre Brasil e México.
Além das contribuições acadêmicas, o encontro também proporcionou momentos de troca cultural. A professora Sandra destacou a oportunidade de apresentar a colegas estrangeiros aspectos da cultura brasileira e maranhense, como frutas típicas da região nordeste, entre elas a graviola, o que possibilitou diálogos que foram além da matemática.
Para a docente, a participação no evento representou uma experiência enriquecedora, tanto pela imersão científica de alto nível, quanto pela chance de perceber que os desafios enfrentados na área da matemática se repetem em diferentes contextos, reforçando a importância da colaboração internacional.
A próxima edição do Encontro Conjunto de Matemática Brasil-México será realizada em 2028, no México.
Por Andreza Sousa – SRI/UEMA