A professora Dra. Suelen Ferreira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Pinheiro, participou do 12º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, realizado de 2 a 5 de setembro de 2025, em Valência, Espanha. O evento teve como tema central “Ensino de Ciências e Pensamento Crítico: Desafios e Necessidades de uma Sociedade Democrática” e reuniu profissionais de diferentes países em um espaço de reflexão e debate sobre pesquisa e práticas no ensino de ciências experimentais.
Durante o congresso, a professora apresentou o trabalho “Ensino de DNA com Acessibilidade para Deficientes Visuais”, desenvolvido em coautoria com a egressa de Ciências Biológicas Sarah Lorena Santos, a mestranda do PPGBAS/Uema e doutoranda da rede RENOEN Rafaella Souza, e o professor Dr. Welberth Ferreira, do curso de Licenciatura em Física da Uema São Luís.
Segundo a docente, a participação no congresso representou um importante momento de visibilidade para as pesquisas realizadas no interior do Maranhão: “O evento foi uma excelente oportunidade para promover a divulgação dos trabalhos realizados no interior do estado, além de permitir a interação com a comunidade acadêmica nacional e internacional.”
Atualmente, a professora Suelen Ferreira é coordenadora de área do PIBID Ciências Biológicas no Campus Pinheiro e integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais da Uema. Para ela, a participação em encontros internacionais contribui para o fortalecimento da internacionalização da universidade e abre novas possibilidades de parcerias e cooperações acadêmicas.
Por: Karla Álmeida – ASCOM/Informações Campus Pinheiro