O egresso Gabriel Costa, do Curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi aprovado no ciclo 2025/2026 da bolsa Chevening para o Mestrado em Políticas Públicas (Master of Public Policy) da London School of Economics (LSE), no Reino Unido.
A bolsa é voltada à formação de futuros líderes globais e financia cursos de mestrado em universidades britânicas, promovendo impacto social e acadêmico em diversos países.
Durante sua trajetória na Uema, Gabriel destacou-se pelo engajamento para além da sala de aula, atuando ativamente no movimento estudantil. Foi Presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração, liderando iniciativas de caráter científico, cultural, esportivo e político. No campo acadêmico, seus principais interesses se concentraram em gestão pública e políticas públicas.
Posteriormente, retornou à Uema para cursar a pós-graduação em Planejamento Estratégico, onde desenvolveu um trabalho sobre o impacto do auxílio emergencial no combate à pobreza e propôs bases para uma política de renda básica universal voltada para a população negra no contexto pós-pandemia.
O egresso falou sobre as expectativas para essa nova fase. “Espero que o mestrado contribua significativamente para o desenvolvimento de novas habilidades e competências que me permitam continuar impactando positivamente o Maranhão e o Brasil. A turma de 2025/2026 será formada por lideranças globais com expertises diversas, o que me motiva ainda mais a aproveitar ao máximo esse ambiente plural e inspirador. Ficaria feliz, inclusive, em compartilhar essa trajetória com a comunidade acadêmica da Uema, falando sobre as oportunidades que surgiram e sobre como foi o processo de candidatura para incentivar outros estudantes a também trilharem esse caminho”, afirmou.
Gabriel, um dos 34 brasileiros aprovados para o mestrado presencial na LSE, que terá início em setembro, ressaltou a importância da Uema e da Superintendência de Relações Internacionais (SRI/Uema) no processo de candidatura. Ele destacou o apoio ágil e atencioso que recebeu da instituição, especialmente no envio da documentação, e expressou sua gratidão pelo suporte ágil e pela formação recebida durante a trajetória acadêmica.
A Uema reafirma seu compromisso com a internacionalização e o incentivo à formação acadêmica de excelência, promovendo oportunidades globais para a comunidade universitária.
Sobre o Mestrado em Políticas Públicas da LSE:
O programa intensivo tem duração de nove meses e reúne participantes de diversos países para desenvolver novas perspectivas e explorar abordagens em políticas públicas, combinando teoria e treinamento prático. Com foco na compreensão dos elementos que integram a arte de governar, os alunos se aprofundam em temas como análise de políticas públicas, economia e ciência política.
Por: Karolynne Sodré – ASCOM/UEMA