
Prof. Walter durante missão em Wuhan
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Curso de Relações Internacionais, com apoio da Superintendência de Relações Internacionais, convida docentes e discentes interessados a integrar o Grupo de Estudos Sino-Brasileiros, uma iniciativa acadêmica e multidisciplinar voltada ao fortalecimento das relações entre Brasil e China.
Recentemente, a UEMA firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Hubei durante a World Digital Education Conference 2025, além de ampliar sua presença em fóruns globais sobre inovação educacional e tecnológica. Essa articulação internacional foi viabilizada a partir da missão institucional do Prof. Walter Canales Sant’Ana, que foi a Wuhan a convite da Universidade de Hubei. Saiba mais.
Comprometida com a excelência acadêmica e com a internacionalização de suas atividades, a UEMA vem fortalecendo, nos últimos anos, parcerias estratégicas com instituições chinesas, reconhecendo o papel central da China como potência global em educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Neste contexto, o Grupo de Estudos Sino-Brasileiros será um espaço voltado à reflexão crítica, à produção acadêmica e à cooperação internacional, com foco nos seguintes objetivos:
- › Promover debates qualificados sobre as relações sino-brasileiras;
- › Desenvolver pesquisas e publicações conjuntas;
- › Formular propostas para editais de cooperação internacional;
- › Ampliar a presença institucional da UEMA em fóruns e redes bilaterais.
Para candidatar-se, docentes (que possuem vínculo ativo com a instituição) e discentes (regularmente matriculado na UEMA) deverão manifestar interesse através do formulário.
Por – SRI/UEMA