Nos dias 27 e 28 de maio, a Sra. Rosa M. Sanchez-Cascado Nogales, diretora do Instituto Cervantes de Recife, esteve no Maranhão para cumprir agenda institucional com foco no credenciamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como centro aplicador do exame DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera).
A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da UEMA e pela Profa. Dra. Jeanne Sousa da Silva, docente do curso de Letras – Espanhol e diretora do Núcleo de Línguas da instituição.
No dia 26 de maio, antes das visitas formais ao campus, a Sra. Rosa reuniu-se com o Superintendente, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo, a Chefe de Mobilidade, Stefanie Monteiro e o Assistente Administrativo, Lucas Corrêa; junto da Profa. Jeanne Sousa e com os professores indicados como futuros aplicadores do exame: Prof. Dr. John Jairo Saldarriaga Ausique e Profa. Ivonete Rodrigues Lopes. Também esteve presente o cônsul honorário da Espanha, Sr. Armando Machado Castro Filho. Durante o encontro, foi preenchido o formulário oficial de solicitação de credenciamento da UEMA como centro aplicador do DELE.
No dia 27, a comitiva foi recebida pelo reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana, em uma reunião que contou com a presença da SRI, dos professores envolvidos no projeto e do recém-convidado Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat. Na ocasião, foram discutidos os trâmites legais do credenciamento, os requisitos estruturais e administrativos, bem como o processo de capacitação dos aplicadores.
Em seguida, a Sra. Rosa visitou o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), onde se concentram os cursos da área de Letras, para realizar uma vistoria técnica nas salas de aula. O objetivo foi verificar se o espaço atende aos requisitos exigidos para aplicação do exame.
SOBRE O DELE
O DELE é um exame oficial de proficiência em língua espanhola outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Reconhecido internacionalmente, o diploma é aceito por instituições educacionais, empresas e órgãos governamentais em diversos países.
por Lucas Corrêa – SRI/UEMA