PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Comitiva de Universidade Austríaca realiza atividades na UEMA

Entre os dias 16 e 22 de março de 2025, a Academy of Fine Arts Vienna (AKBILD) enviou uma comitiva ao Maranhão como parte de uma iniciativa de colaboração acadêmica. O grupo era composto pela Professora Ruby Sircar, do Departamento de Belas Artes; Angelina Krataschanova, Chefe de Internacionalização da AKBILD; e os alunos brasileiros Leandro Barros e André Rachadel. A visita da comitiva foi viabilizada pelo financiamento do programa Erasmus+, iniciativa da União Europeia que fomenta intercâmbios, estágios e parcerias internacionais para estudantes e professores.

A programação começou na segunda-feira (17), onde pela manhã foi assinado um Protocolo de Intenção entre as instituições, com a presença do Reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana. Saiba mais. Já a tarde foi marcada por uma visita ao Centro Caixeiral, prédio onde funcionam os cursos de Direito e Relações Internacionais. Angelina Krataschanova ministrou uma palestra na abertura da Semana de Acolhimento do curso de Relações Internacionais, abordando o funcionamento da AKBILD e as oportunidades para estudantes internacionais.

Na terça-feira (18), a Professora Ruby Sircar conduziu o workshop “Who’s Afraid of Vernacular Knowledge?”, realizado no prédio de História da UEMA. O evento reuniu alunos e professores para uma reflexão sobre conhecimento vernacular, culminando em uma dinâmica coletiva na qual os participantes prepararam uma sopa de pedra.

Na quarta-feira (19) pela manhã, professores de diversas áreas participaram de uma reunião com a comitiva para discutir futuras colaborações. O encontro, realizado na Sala de Metodologias Ativas do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), contou com a presença do Prof. Dr. Davi Pereira Júnior (PPG em Cartografia Social), da Profa. Dra. Ingrid Gomes Braga (Arquitetura e Urbanismo), dos Profs. Drs. Christoph Clemens Kustner e Renato Moreira Varoni de Castro (Artes e Educação Física) e das Profas. Dras. Neuzeli Maria De Almeida Pinto e Marivânia Leonor Souza Furtado, além do Prof. Dr. José Domingos Cantanhede Silva (Ciências Sociais). À tarde, os alunos Leandro e André compartilharam suas experiências durante o acolhimento acadêmico, explicando o processo de admissão na AKBILD e destacando que, apesar dos desafios, ingressar na instituição é uma meta alcançável para brasileiros.

Durante a estadia em São Luís, a comitiva também visitou o centro histórico e o Quilombo Urbano, localizado no bairro da Liberdade.

Parceria com a AKBILD

A colaboração entre a UEMA e a AKBILD teve início em 2023, quando o embaixador austríaco Stefen Scholz visitou a UEMA. Na ocasião, foi apresentado o PROETNOS (Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica), despertando o interesse da AKBILD por questões ligadas ao Sul Global e às temáticas raciais e indígenas. Quem ficou a frente do acordo foi o Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo, Superintendente de Relações Internacionais; e a Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva, da coordenação LIEQ FAPEAD do PROETNOS.

Sobre a parceria, Angelina Krataschanova destacou: “Estamos muito felizes por estar aqui. Visitar a UEMA e conectar-se com seus alunos é uma grande oportunidade. Nosso objetivo é estabelecer uma colaboração sólida e interdisciplinar entre as instituições”. No futuro, espera-se que estudantes brasileiros também tenham a oportunidade de visitar a AKBILD, ampliando os laços acadêmicos entre as instituições.

Por Lucas Corrêa e Andreza Sousa – SRI/UEMA

Compartilhar.