A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), firmou um Acordo de Cooperação com a Cooperative State University of Saxony (Duale Hochschule Sachsen/Berufsakademie Sachsen – DHSN), localizada em Riesa, na Alemanha. O acordo tem como objetivo fortalecer a colaboração acadêmica, técnica e cultural entre as instituições, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da Tecnologia da Informação, com ênfase em Inteligência Artificial e Sistemas de Informação.
A parceria prevê incentivos à mobilidade acadêmica entre as universidades, desenvolvimento de programas e projetos conjuntos na área de ensino e pesquisa, intercâmbio de estudantes e pesquisadores, organização de minicursos, seminários, palestras e simpósios, além da elaboração de projetos e participação em editais de financiamento para pesquisa e inovação.
Como parte desta parceria, a UEMA participa do projeto “Estudo Transcultural de Inclusão e Acessibilidade via uma Ferramenta Georreferenciada”, aprovado pelo Edital Capes nº 16/2023 dentro do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. O projeto tem como objetivo avaliar a acessibilidade arquitetônica-estrutural e atitudinal em ambientes universitários no Brasil e na Alemanha, além de realizar uma análise transcultural sobre saúde mental e integração social de estudantes universitários.
Com duração prevista de quatro anos, de 2024 a 2027, o projeto é conduzido por uma equipe interdisciplinar coordenada pela Profª Dr. Simone Souza da Costa Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a participação do Prof. Dr. Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior; Prof. Dr. Ewaldo Éder Carvalho Santana, ambos da UEMA; e do Prof. Dr. Fábio Manoel França Lobato, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em colaboração com a DHSN e a Technische Universität Dortmund (TU Dortmund), ambas na Alemanha.
A parceria já resultou na participação de intercambistas brasileiros no projeto. Desde novembro de 2024, a bolsista Gabriele de Sousa Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS) da UEMA, está em missão de estudo na DHSN por um período de 10 meses. Sob a supervisão do Prof. Dr. Olaf Reinhold, da DHSN, ela desenvolve um plano de trabalho focado na adaptação da ferramenta georreferenciada para aspectos de tradução e acessibilidade, ampliando sua utilização em um contexto bilíngue (com suporte para os idiomas português, inglês e alemão), tornando-a acessível para usuários internacionais.
Texto: Antonio Jacob Junior, Gabriele Araújo | Revisão: Lucas Corrêa – SRI/UEMA