A Plataforma Kerr é uma iniciativa da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) em parceria com a Assessoria de Gestão de Dados Estratégicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Concebida em 2024, a plataforma foi lançada oficialmente durante a programação do X Café Internacional e tem como objetivo cadastrar e sistematizar as ações de internacionalização da universidade.
Entre as ações estão a mobilidade acadêmica, tanto de alunos e professores da UEMA que viajam ao exterior (Mobilidade Out) quanto de estrangeiros que vêm para os campi da instituição (Mobilidade In), além do registro de projetos e parcerias internacionais e do cadastro de docentes estrangeiros vinculados à universidade.
Com essa centralização de informações, a SRI e a Assessoria de Gestão de Dados Estratégicos poderão monitorar com mais precisão as iniciativas de internacionalização da UEMA, contribuindo para a submissão a rankings internacionais, o fortalecimento dos programas de pós-graduação e o incentivo à comunidade acadêmica por meio de exemplos concretos de intercâmbio e colaboração global.
Para garantir o funcionamento eficiente da plataforma, as equipes da SRI e da Assessoria de Gestão de Dados Estratégicos realizaram uma reunião no dia 20 de fevereiro, na qual foram discutidos os fluxos de cadastramento, a integração dos dados com outras bases institucionais e estratégias para ampliar o engajamento da comunidade acadêmica na utilização da ferramenta.
Estiveram presentes na reunião o superintendente da SRI, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo; a chefe da Divisão de Mobilidade Internacional, Stefanie Zerba Monteiro; o chefe da Assessoria de Gestão de Dados Estratégicos, Getúlio Vitorino de Assunção Junior; a assessora Maria da Glória Marques Leite e o secretário da SRI, Lucas Dias Corrêa.
por Lucas Corrêa – SRI/UEMA