A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a University College of Estate Management (Reino Unido), teve recentemente um importante Projeto de Extensão aprovado e financiado pelo British Council, no edital Amazônia + 10 Workshop.
O professor Fernando Bezerra, do departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Uema, com o professor Muhammad Qasim Rana, do departamento de Project Management in the School of Built Environment, da University College of Estate Management (Ucem), U. K, como autores do Projeto no formato de workshop, com a temática Adapting Ecosystems: Bridging Biodiversity and Climate Resilience in Brazilian Landscapes Through Capacity Building, Knowledge Exchange and Simulation Modelling; EcoBrazil, comemoram a aprovação do Projeto pelo British Council, no edital Amazonia +10 Workshop.
Representando a Uema participam, ainda, os professores Silas Nogueira (SRI), Lígia Thaicka (Uemanet) e Andréa de Araújo (Aga); pela Ucem, a professora Angela Lee; os professores da UFRJ, Antônio Guerra e Guilherme Hissa; e da Ufopa, Rafael Zilio. “A realização do Projeto terá concentração nas questões sensíveis da biodiversidade/conservação e construção de capacidade e resiliência, bem com a capacidade de produzir programas urbanos alinhados para beneficiar a população de baixa renda, a natureza e o ambiente em geral”, disse o professor Fernando.
O edital Amazonia +10 Workshop tem como objetivo apoiar pesquisadores líderes de universidades e instituições de pesquisa no Reino Unido e no Brasil, além de mais três outros objetivos abrangentes: Apoiar o desenvolvimento internacional e pesquisas relevantes; contribuir para a capacitação de investigadores em início de carreira; estabelecer novos vínculos de pesquisa ou desenvolver significativamente os vínculos existentes, com potencial de sustentabilidade a longo prazo. O projeto está previsto para iniciar em 2025 com investimento em torno de 400 mil reais, do British Council.
Por Alcindo Barros – ASCOM/UEMA