PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Política Linguística da UEMA é aprovada

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instituiu sua Política Linguística (PLI/UEMA) no dia 18 de Setembro de 2024, por meio da Resolução Nº 1817/2024-CEPE/UEMA, aprovada após reunião do Conselho Universitário (CONSUN). O documento foi assinado pelo reitor Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana e tem como objetivo regulamentar o uso e ensino de diversas línguas na universidade.

A Política Linguística (PLI) é um conjunto de diretrizes e ações que orientam o uso, o ensino e a valorização das línguas em uma instituição. Na UEMA, essa política abrange tanto línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol, quanto às línguas indígenas, línguas de comunidades tradicionais, e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O documento foi redigido durante o Seminário de Política Linguística (SPOLIN), evento online promovido pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI/UEMA), que aconteceu em fevereiro de 2024 e contou com a participação de professores da capital, do interior, e convidados de diferentes setores da UEMA (como o NAU e o PROETNOS). A ideia do Seminário foi à construção conjunta do texto, que aconteceu através de um grupo de trabalho, onde foi levado em conta a opinião e percepção de todos os participantes. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

A criação da PLI/UEMA atende às demandas da UEMA que busca se integrar ao cenário global. O documento considera as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Internacionalização da UEMA. Os objetivos incluem: democratizar o acesso ao ensino de línguas; promover o plurilinguíssimo e valorizar as línguas de comunidades tradicionais, dentre outros.

A implementação da PLI será conduzida por uma comissão temporária designada pelo reitor, composta por representantes de vários setores da UEMA. Esta comissão será responsável por estabelecer parcerias, validar resultados de testes de proficiência e coordenar os cursos de línguas oferecidos pela instituição.

Leia o documento na Integra clicando aqui.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA

Compartilhar.