No dia 15 de agosto, quinta-feira, a UEMA e a Universidad de la Amazonia (Colômbia) se reuniram para definir os documentos e procedimentos necessários para a recepção da doutoranda Andrea Teles dos Reis. A doutoranda foi aprovada no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e passará um ano na UniAmazônia, conduzindo sua pesquisa intitulada “Microorganismos Transmitidos por Ectoparasitos em Pequenos Mamíferos em uma Área do Bioma Amazônico: Colômbia/Brasil”.
O objetivo da pesquisa é investigar a ocorrência de patógenos transmitidos por ectoparasitas em pequenos mamíferos no Departamento de Caquetá, no sul da Colômbia. A pesquisa abrangerá a identificação dos pequenos mamíferos capturados, dos ectoparasitas encontrados neles, e a detecção de micro-organismos como Anaplasma, Ehrlichia, Rickettsia, Borrelia e Babesia através da PCR. Ainda, será realizada a construção de árvores filogenéticas para compreender melhor as relações entre esses patógenos.
A reunião teve como principal objetivo estabelecer os protocolos e a documentação necessária para garantir que a doutoranda possa realizar sua pesquisa de forma eficiente e organizada. Participaram da reunião a coordenadora do projeto, Dra. Rita de Maria Seabra Nogueira, representantes da UniAmazônia e a equipe da Superintendência de Relações Internacionais.
Durante o período de um ano, Andrea estará envolvida em atividades acadêmicas e no trabalho com amostras laboratoriais relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Esta cooperação entre instituições de ensino superior permite que pesquisadores como Andrea vivenciem experiências enriquecedoras em atividades de pesquisa e ensino fora de seu país de origem, além de possibilitar a aquisição de uma segunda língua. A colaboração também favorece a produção intelectual, incluindo artigos científicos, livros e capítulos de livros, e contribui para a internacionalização das instituições envolvidas.
Por Ana Carolina Lima e Andreza Sousa – SRI/UEMA