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Professor da UEMA participa de residência em Universidade de Nova York

Nesse mês de julho, de 14 a 26, ocorreu “The BPI Summer Residency” que consiste em duas semanas imersivas de workshops na universidade Annandale Bard, em Annandaleon-Hudson no estado de Nova York, sobre abordagens do programa BPI (Bard Prison Initiative) utilizadas para a faculdade na prisão. A Bard Prison Iniative foi um programa iniciado por alunos da Bard College em 1999 com objetivo de ofertar cursos na prisão nacionalmente. Para representar a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o professor Dr. Silas Nogueira com o projeto REINTEGRAR (Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade) participou da semana de workshops na Bard custeados pela faculdade de Nova York.

Esse projeto REINTEGRAR foi criado pela Profa. Dra. Karina na Universidade Estadual do Maranhão como uma politica afirmativa para gerar vagas voltadas a pessoas em privação de liberdade tendo o suporte da Secretária de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão, o primeiro curso ofertado será Serviço Social. O curso pretende funcionar com duas turmas simultâneas na Unidade Penitenciária Feminina da cidade com vagas para 30 pessoas internas da instituição e mais 30 pessoas externas que cumprem suas penas em regime aberto, condicional ou prisão domiciliar. A Professora Karina, inclusive, já ministrou uma palestra para o BPI apresentando o seu projeto.

Esse trabalho tem como objetivo oferecer formação de qualidade e abrir outras perspectivas para vida após a vida em cárcere. Está tendo ajuda financeira pela Porticus, um instituto filantrópico holandês, concedeu recursos para o primeiro ano. Após, o desenvolvimento do projeto com sucesso e visibilidade espera-se que alcance mais recursos da Porticus e de outros parceiros para os anos seguintes.

Essa semana de workshops que ocorre anualmente na College Bard trouxe visibilidade ao projeto REINTEGRAR que está em andamento e fez entender como os projetos de faculdade na prisão se integram e suas funcionalidades e diversas presenças com anos de experiência em ensino carcerário. O evento teve diversas programações voltadas a compreender o sistema carcerário e o processo educativo daqueles em privação de liberdade.  

Por Andreza Sousa – SRI/UEMA

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