Aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio, o workshop ‘The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy’, co-organizado pela professora Dra. Camila Pinheiro Nobre (PPGA-Agroecologia e campus Itapecuru Mirim) e o Dr. Francis Brearley da Manchester Metropolitan University – UK. O evento, fruto de uma chamada do British Council (International Science Partnerships Fund) com parceria da Iniciativa Amazônia+10, custeou e reuniu especialistas renomados e emergentes na área de micologia do Brasil e do Reino Unido.
Com o objetivo de discutir as potencialidades de contribuição dos fungos para a bioeconomia amazônica, o workshop contou com a participação de 30 pesquisadores, sendo 12 do Reino Unido e 18 do Brasil, oriundos de nove estados do país. A seleção dos participantes foi baseada nas exigências propostas pelo edital, tais como estarem em estados da Amazônia Legal, serem pesquisadores em início de carreira (doutorado a concluir ou finalizado a menos de cinco anos), além de experiência e atuação na área de micologia.
O primeiro dia do workshop ocorreu no auditório da UEMANET. A cerimônia de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (PPG), Prof. Dr. Marcelo Cheche Guedes; do Pró-Reitor Adjunto da PPG, Prof. Dr. Fábio Alonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo; e da Chefe da Divisão de Mobilidade Internacional da Superintendência de Relações Internacionais, Stefanie Zerba Monteiro. O professor Dr. Admir Giachini da UFSC realizou a palestra de abertura intitulada “Microbial-based solutions of agriculture and the environment” reportando o potencial dos fungos na agricultura e recuperação ambiental. A professora da Middlesex University-UK, Dra. Diane Purchase palestrou sobre a exploração biotecnológica dos fungos para a bioeconomia da Amazônia. Cada participante teve a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas pesquisas durante três minutos.
Os demais dias do workshop aconteceram nas dependências do Centro Caixeiral-CCSA, com palestras do Dr. Marcelo Sulzbacher-Simbiose Tartufo/RS sobre fungos comestíveis e apresentação da trufa verdadeira colhida no Rio Grande do Sul e da Dra. Laura Martinez-Suz do Kew Garden (Londres-UK) sobre fungos micorrízicos. Grupos de mentorias foram criados com objetivo de estreitar os laços e produzir um artigo científico com o foco no potencial dos fungos para a bioeconomia da região amazônica.
A atividade prática do workshop foi uma visita de campo à Área de Preservação Ambiental do Itapiracó para observação e coleta de cogumelos. Durante todo o evento os participantes tiveram a oportunidade de discutir inovações, desafios e avanços na área, visando promover práticas mais sustentáveis que beneficiem tanto a economia quanto o meio ambiente.
No último dia, houve uma fala da Dra. Diane Purchase sobre publicações de impacto e os erros a serem evitados. Foi um momento em que todos os participantes tiraram dúvidas com a editora chefe de diversas publicações científicas de impacto. Antes do encerramento, os co-organizadores do evento falaram sobre as oportunidades de bolsa tanto no Brasil quanto no Reino Unido e comentaram como se iniciou a parceria entre os dois. Nas considerações finais sobre o evento, o Dr. Francis e a Professora Camila observaram que o objetivo de iniciar parcerias e fornecer perspectivas aos recém-doutores e pesquisadores em estágio inicial de carreira foi atingido.
Sobre o evento, a professora Camila comentou que “foi um momento divisor de águas na carreira de todos que participaram independente se era pesquisador em início de carreira que tinha concluído doutorado há pouco tempo ou se era pesquisador que já estão a 20, 30 anos na ciência. A gente percebeu a motivação de todos ali, de fazer as atividades, durante as rodas de conversas, durantes os momentos que a gente estava trocando ideias, muitas parcerias. Eu observei fora do evento o pessoal conversando, trocando figurinhas sabe como eu posso fazer um estágio contigo, tu pode vim para cá, posso te mandar material, vamos trabalhar juntos. Então, isso gerou muitas possibilidades, abriu muitas portas e depois a gente teve feedback dos participantes e eles falaram exatamente que todos eram muitos acessíveis, os pesquisadores grandes muito acessíveis, dispostos a conversar, dispostos a falar sobre a possibilidade de bolsas. Então, foi muito interessante esse momento todo.”
A Professora Camila também gostaria de deixar registrado seus agradecimentos ao Magnífico Reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana; a Profa. Dra. Ligia Tchaicka, coordenadora do UEMANET; ao Prof. Dr. Nicodemos Araújo, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), além do Governo do Estado do Maranhão pela disponibilização do transporte para o evento.