No dia 29 de fevereiro, quinta-feira, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através da divisão de Cooperações Internacionais da Superintendência de Relações Internacionais (DCI/SRI), firmou um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra (UC). A representante da UEMA é a Profª Doutora Sandra Fernanda Loureiro de Castro Nunes, membro do Departamento de Biologia e Chefe do Laboratório de Bioquímica e Ecotoxicologia, do CECEN-UEMA (Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais). Já a representante da UC é a Profª Doutora Isabel Vitoria Figueiredo, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, coordenadora do Mestrado em Farmacologia Aplicada e membro do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR).
O objetivo do acordo é corroborar uma pesquisa colaborativa entre as duas instituições. O projeto consiste em avaliar as respostas bioquímicas em ostras coletadas na Baía de São Marcos para analisar a influência das ações antrópicas decorrentes da atividade portuária. A avaliação será alcançada através de análises das características físico-químicas da água do mar dos locais de coleta nos períodos seco e chuvoso; de coleta dos dados biométricos das ostras e correlacionar com o período sazonal; e da quantificação dos nitritos e nitratos (NOx) na água do mar e no sobrenadante das ostras coletadas.
A execução do projeto será feita em dois anos, com a Bolsista PIBIC Ellen Rose de Oliveira e a Profª Doutora Sandra Nunes; e com a colaboração da Profª Doutora Ligia Tchaika, do Departamento de Biologia do CECEN-UEMA e Coordenadora do projeto EMAP/FAPEMA.
PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Recentemente a Profª Doutora Sandra Nunes, junto de dois alunos (um já mestre, e outro orientando da Profª Doutora Sandra Nunes) provenientes do PPGECB (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) da UEMA, publicaram um artigo intitulado “Anxiety symptoms in students at a public university in Maranhão during the COVID-19 pandemic” na revista Contribuiciones a Las Ciencias Sociales, conceito QUALIS A4. O artigo publicado em língua inglesa foi validado pela Profª Doutora Isabel Vitória Figueiredo, UC.
O artigo tem como foco chamar a atenção para a ansiedade em níveis patológicos, nos estudantes universitários, sobretudo em situações de grandes mudanças, desafios e incertezas, como foi no período da pandemia.
por Lucas Corrêa – SRI/UEMA