No último dia 30 de novembro a pesquisadora Prof.ª Dr.ª Swanni T. Alvarado foi uma das 10 ganhadoras do Prêmio Mulheres na Ciência 2023 da Colômbia (Premio L’Oréal – UNESCO Para las Mujeres en la Ciencia), que reconhece o seu trabalho e homenageia os anos de dedicação e excelência dedicados a pesquisa. Atualmente, desempenha o papel de professora no Departamento de Biologia da Universidad Nacional de Colombia (UNAL) e coordena o Grupo de Restauración Ecológica de la Universidad Nacional de Colombia (Greunal). No entanto, vale destacar que sua atuação transcende fronteiras, incluindo colaborações significativas com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde participa ativamente da orientação e co-orientação de pesquisas nos programas de Pós-graduação em Geografia – PPGEO e Pós-graduação em Agroecologia – PPGA. No PPGA, a Prof.ª Dr.ª Swanni T. Alvarado coorienta, ao lado do Prof. Dr. Tiago Massi Ferraz, a tese de doutorado intitulada “As Relações Vegetação-Fogo-Clima nos Ecossistemas Savânicos do Parque Nacional Da Chapada Das Mesas”, em desenvolvimento pela aluna Izadora S. de Carvalho.
Além de sua contribuição acadêmica e na pesquisa, a Prof.ª Dr.ª Swanni T. Alvarado é colaboradora de projetos inovadores. Destaca-se o projeto “MAP-Fire: Uma plataforma virtual para a gestão do balanço de carbono entre emissões pelo fogo e remoções por floresta secundárias para o Estado do Maranhão (FAPESP: 2020/16457-3, FAPEMA:02989/20)”. Este projeto tem como objetivo “prover um diagnóstico e um sistema para a gestão do balanço de carbono entre emissões pelo fogo e remoções por floresta secundárias na Amazônia legal no estado do Maranhão, a fim subsidiar as medidas de prevenção e controle de queimadas, e assim melhorar a gestão dos recursos naturais e das áreas prioritárias para a conservação e restauração ecológica”.
A trajetória e as realizações da Prof.ª Dr.ª Swanni T. Alvarado são fontes de inspiração para a comunidade científica, e principalmente para as meninas/mulheres que querem trilhar esse caminho, destacando-se não apenas por suas conquistas pessoais, mas também pelo impacto positivo de suas pesquisas e orientações.
Recentemente a Professora também recebeu três alunos de programas de Pós-Graduação da UEMA para um intercâmbio de curta duração na Universidade Nacional de Colômbia. Essa mobilidade foi possível devido a um acordo de Cooperação previamente mediado pela SRI. Saiba mais sobre o processo de intercâmbio aqui.
SOBRE O PRÊMIO L’OREAL-UNESCO – Desde 1998, o Grupo L’Oréal e, desde 2007, a Fundação L’Oréal, têm trabalhado em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no programa “For Women in Science”, com a convicção de capacitar as mulheres cientistas e eliminar as barreiras que impedem sua participação na busca por soluções para os grandes desafios de nosso tempo.